Claudinei Quaresemin Opções



A violência não é 1 fenômeno apenas cultural, mas, ao se instalar na sociedade, vai se sistematizando. Tal sistema é bipartido e polarizado: por 1 lado, estãeste ESTES de que querem a todo custo tirar vantagem; de outro, as vítimas da desigualdade. Por sua própria vez, as instituições precipuamente responsáveis por zelar pelos direitos elementares do segurança, justiça e paz acabam se transformando em instituições corrompidas, tais como é o caso do sistema de justiça criminal brasileiro (formado pelas polícias, pelo Ministfoirio Público, pela Justiça e pelo sistema prisional), qual, muitas vezes, nãeste consegue responder adequadamente às problemáticas contemporâneas.

“Constituir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliaçãeste e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

É necessário voltar-se ao senso do alteridade: este outro (alter) é o irmão; se é meu irmão, eu não o descarto quando erra, porém o ajudo a se reeducar pelo sentido do natural.

– rosto Destes que sofrem violência doméstica, tendo como principais vítimas as mulheres, as crianças e ESTES idosos;

A CNBB convida todos ESTES homens e mulheres de excelente vontade a percorrer o sentido da superação da violência, crescente em todos os níveis. De modo a isso, é preciso olhar a realidade, iluminá-la com a luz da palavra de Deus e do magistfoirio da Igreja e, por fim, agir sobre ela, transformando-a.

Jesús López Fernández do Bobadilla: “ser caluniado por ajudar os migrantes me enche de orgulho e satisfaçãeste”

Cabe lembrar cá os irmãESTES e irmãs da comunidade LGBT, vítimas constantes do preconceito e da violência física;

A Parecer por soluções alternativas à violência de modo a resolver ESTES conflitos assumiu, atualmente, um feição de dramática urgência. É, logo, essencial a busca DE causas qual originam a violência, em primeiro lugar as qual se ligam a situações estruturais de injustiça, do misfoiria, do exploraçãeste, nas quais é necessário intervir usando o objetivo por superá-las (cf. Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

Poder-se-ia cá executar memória de inúmeros homens e mulheres qual, ao longo dos sé especialmenteculos, meu site deram testemunho por superação da violência. Contudo, esta reflexãeste se centrará na primavera da Igreja pelo sé especialmenteculo XX, Mais dicas o Concílio Ecumênico Vaticano II e ESTES papas contemporâneos.

A Igreja nãeste esconde ESTES erros da sua própria história, mas aprende utilizando eles e busca cada POR DIA refazer a escolha do seguimento do Jesus. Ela segue o seu Mestre navegar em torno de aqui – de que nãeste agiu com violência, contudo morreu de morte violenta – e, guiada pela tua presença ressuscitada e pelo seu Espírito, por meio da comunhão e da missãeste, busca oferecer a todos ESTES povos 1 caminho de modo a vencer a violência.

Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade de 2018 nãeste deseja somente identificar a cultura da violência, contudo sobretudo combatê-la. De modo a isso, é preciso entender como essa cultura vai se sistematizando na pessoa, na comunidade e na sociedade.

A Campanha usa o método conhecido de “Ver, Julgar e Agir” de modo a analisar a situaçãeste da violência pelo país. A Parcela titulada “Olhar” é dividida em três subdivisões: (i) As múltiplas formas da violência; (ii) A violência como sistema no Brasil; e (iii) As vítimas da violência no Brasil contemporâneo.

A superaçãeste da violência passa através conversãeste pessoal. É preciso assumir a espiritualidade do seguimento por Jesus, o modelo de pessoa qual escolheu ser não violento. A conversão, compreendida na mudança por atitudes e comportamentos, é a principal proposta qual a liturgia quaresmal oferece.

Jesus revela qual Deus é Pai (Abbá) e os homens e as mulheres são irmãos e irmãs. A fraternidade anunciada por Jesus é composta de 1 sentido do misericórdia, de que pede e oferece perdão; 1 caminho em qual se assume a postura do samaritano, este qual se inclina Acerca a dor do que sofreu violência, dele cuida e utilizando ele supera este sofrimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *